A proposta de nossa Revista Digital, não é somenete divulgar uma data, um evento, é participar, conviver, contar histórias, a foto que ilustra nossa matéria é de uma princesa, a Manuela Campos Maciel (Manu), @manuela.manuzinha2015, motivo também de estarmos falando desta data, nos foi cedida por uma Mãe amiga, Mirelle Campos da Silva Dantas, @mirellecsd, que pode e devem ser seguidas no @instagran, para que elas mesmas possam contar essa belíssima história de superação, força e bençãos.
É necessário destacar que a Síndrome Down, não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, porém, está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas e consideradas desde o nascimento da criança.
O Dia Mundial da Síndrome de Down, dia 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome, infelizmente ainda temos que estabelecer datas para chamar a atenção não só do povo de uma maneira geral, bem como, das autoridades, na busca de garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades comum a todos. Reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.
A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Há 150 anos foi descrita, John Langdon Down, em 1.866, pela primeira vez, se referiu a ela, como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, a medicina e seus conceitos vem avançado em descobertas e pesquisas, porém, ainda há muitos mecanismos íntimos a ser descoberto. Em 1.958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.
Transcrito. “A Down Syndrome International, uma organização dedicada à defesa dos direitos das pessoas com síndrome de Down, escolheu para a campanha deste ano o tema “Improve Our Support Systems”, que significa “Melhore nossos sistemas de apoio”.
No Brasil, a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), em conjunto com autodefensores, adaptou essa mensagem para refletir melhor a realidade e as necessidades locais. Assim, o tema para o Dia Internacional da Síndrome de Down de 2025 é: “Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio! ”.
A campanha de 2025 enfatiza a necessidade de governos e comunidades aprimorarem os sistemas de suporte, garantindo que todos tenham acesso a recursos adequados para uma vida plena e inclusiva.
A rede de apoio é fundamental, pois oferece suporte emocional, educacional e social, promovendo o desenvolvimento pessoal e a autonomia das pessoas com síndrome de Down. Além disso, a inclusão fortalece a sociedade como um todo, promovendo diversidade, respeito e igualdade de oportunidades.
Juntos, podemos construir um mundo mais acolhedor e inclusivo para todos.
#SejaRedeDeApoio “ ( Fote: https://www.fsdown.org.br/tema-2025 ) |